Array
Notícias

Caravana Ambiental estaciona em Belo Vale

Array
Caravana Ambiental estaciona em Belo Vale
Marta Silveira

A partir de hoje (10), a Caravana Ambiental da Amda estaciona em Belo Vale, em Minas Gerais. Na última sexta-feira (07), o projeto, que tem patrocínio da Vale, foi lançado na cidade com a presença de coordenadores e professores de escolas que receberão a caravana. Este é o primeiro destino do projeto itinerante de educação ambiental neste ano.

Segundo Marta Silveira, coordenadora da Caravana Ambiental, o projeto passará por oito escolas abordando 693 alunos em 15 apresentações. Participarão da caravana crianças entre quatro e 13 anos, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental um. O projeto vai estacionar nas escolas municipais Padre Virgílio, José Fernandes, José Antônio Cordeiro, Eugênio Sampaio, Eurico Gaspar Dutra, Santana do Paraopeba, Maria da Conceição M. de Castro Soares e Rosa Malaquias.

O projeto consiste em apresentações teatrais nas escolas, seguidas por debates e distribuição da cartilha É o Bicho!, material lúdico didático produzido pela Amda para crianças com foco no respeito, valorização e proteção da fauna brasileira. O objetivo principal é conscientizar os pequenos quanto ao combate do tráfico de animais silvestres, cultura da caça e outras ações que, apesar de “comuns”, vão na contramão da proteção à biodiversidade.

O secretário de Educação de Belo Vale, José Givaldo Cordeiro, se mostrou entusiasmado com o projeto durante o lançamento e se colocou à disposição da equipe da Caravana Ambiental. “Educação não se faz apenas dentro de uma sala de aula”, disse.

O representante da Vale, Sérgio Dias, elogiou a iniciativa e chamou a atenção para a importância de os mestres se engajarem na proposta. “Saiam da sala de aula e venham construir esse projeto juntos. Nós acreditamos na educação ambiental”, comentou.

As apresentações começam hoje (10) e acontecerão até o dia 18 de março. Depois, a Caravana Ambiental seguirá para Congonhas.