Notícias

Curitiba tem a maior frota de veículos elétricos destinados ao serviço público no Brasil

Curitiba tem a maior frota de veículos elétricos destinados ao serviço público no Brasil
Dez carros elétricos integram a frota da prefeitura de Curitiba / Crédito: Cesar Brustolin/SMCS

Dez carros elétricos e três micro-ônibus agora integram a frota da prefeitura de Curitiba, capital do Paraná. Trata-se do maior projeto já realizado no Brasil envolvendo o uso de veículos elétricos no serviço público. A iniciativa faz parte do Curitiba Eco-elétrico, projeto da administração municipal em parceria com a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) de Portugal.

O projeto será desenvolvido em quatro fases, entre 2014 e 2020. A primeira está sendo implantada com foco nos serviços da prefeitura, em especial aproveitando a oportunidade dos jogos da Copa do Mundo 2014. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo. Também está previsto a implantação de 12 eletropostos (totens) de abastecimento em quatro locais considerados estratégicos para os órgãos envolvidos: rodoferroviária, Secretária Municipal de Abastecimento, parque Barigui e parque Tanguá.

De acordo com informações do site da prefeitura, para a segunda fase do projeto (2015-2017) estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar, em um único equipamento, serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro (estar), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas e wi-fi institucional. Estudos para implantar soluções de compartilhamento de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público, também deverão ser desenvolvidos. As últimas etapas (2018-2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.

Os veículos movidos a eletricidade têm como principais características a emissão zero de ruídos e poluentes. Conforme dados municipais, a prefeitura de Campinas possui seis carros elétricos à sua disposição; Sorocaba tem um híbrido (elétrico-combustível); e Búzios também apenas um. O Brasil apresenta uma frota ainda pouco significativa de veículos elétricos quando comparado a outros países como Estados Unidos e China. Em todo o mundo, circulam mais de 7 milhões de veículos elétricos, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Curitiba é considerada pela Organização das Nações Unidas como modelo em planejamento urbano e projetos ecológicos.