Array
Notícias

Maior usina solar do mundo é inaugurada na Califórnia

Array
Maior usina solar do mundo é inaugurada na Califórnia
Crédito: BrightSource Energy

A maior usina solar do mundo foi inaugurada ontem (13) na Califórnia, EUA. Localizada no sudoeste de Las Vegas, a Ivanpah Solar Electric Generating System tem capacidade para produzir 392 megawatts de energia, suficiente para alimentar 140 mil casas com energia limpa. A quantidade equivale a retirar 400 mil toneladas métricas de dióxido de carbono do ar por ano ou à remoção de 72 mil veículos da estrada. O sistema é responsável por 1/3 de toda a energia solar térmica produzida nos EUA.

A planta ocupa 13 quilômetros quadrados no deserto de Mojave, composta por três torres de quarenta andares e 300 mil espelhos, que refletem a luz solar para um único ponto, no alto da torre. Estas possuem água, que são aquecidas pelo calor da luz solar e vira vapor. O vapor gira as turbinas e assim a energia é produzida.

A construção da maior usina solar do mundo foi pautada por críticas. De acordo com o Wall Street Journal, a energia limpa gerada por Ivanpah vai custar cerca de quatro vezes mais do que a energia gerada por usinas convencionais movidas a gás natural. Ivanpah também vai produzir, segundo o jornal, menos energia do que as fontes convencionais e requerem mais terra para operar. Ativistas animais ficaram alarmados com o número de aves que foram queimadas e mortas ao redor das torres de plantas solares, que podem gerar temperaturas mais altas que 500 graus Celsius.