Ano de 2013 é o sexto mais quente desde 1850
Segundo estatísticas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2013 foi o sexto ano mais quente da história desde 1850, quando começaram as medições. A constatação é de que 13 dos 14 anos mais quentes teriam sido registrados também no século XXI. Tudo indica que 2014 também estará entre os anos com as maiores temperaturas já registradas.
“As temperaturas globais para 2013 são consistentes com a tendência de aquecimento”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. Para ele, a taxa de elevação da temperatura não é sempre uniforme. “Mas a tendência é inegável. As temperaturas globais continuarão a se elevar por gerações”, comentou.
As temperaturas médias da superfície da Terra e dos oceanos ficaram cerca de 0,5 grau Celsius acima da média entre 1961 e 1990, muito perto do recorde de 0,55 grau Celsius.
Os fenômenos de aquecimento El Niño e de resfriamento La Niña são fatores determinantes da variabilidade natural do clima. O que chamou a atenção da OMM é que, em 2013, nenhum dos fenômenos foram registrados. Ambos são considerados os principais fatores naturais de influência da variação de temperaturas no planeta. O ano passado foi um dos quatro mais quentes sem a produção de algum destes dois fenômenos.
Para Jarraud, os dados revelam que não existe alternativa senão uma ação global para mitigar os impactos do aquecimento, enquanto há tempo. “Nossa ação – ou inação – para limitar as emissões de CO2 e outros gases moldará o estado do planeta para nossas crianças e netos”, alertou.