Array
Notícias

Dez mil m² de Mata Atlântica são desmatados em APA de Contagem

Array
Dez mil m² de Mata Atlântica são desmatados em APA de Contagem
Crédito: Prefeitura de Contagem/ Divulgação

Dez mil metros quadrados de Mata Atlântica foram desmatados na Área de Preservação Ambiental (APA) de Vargem das Flores, localizada na região do Capim Rasteiro, em Nova Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A área foi interditada e o proprietário deverá pagar uma multa que pode ultrapassar R$ 70 mil. O crime ambiental foi flagrado nesta terça-feira (04) durante uma ação conjunta realizada pela prefeitura de Contagem, Guarda Municipal do município, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A área passará a ser monitorada constantemente para evitar novos desmatamentos. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem elaborará, em parceria com o IEF, um laudo sobre os danos causados, que será encaminhado ao Ministério Público.

“Em Contagem tratamos os crimes ambientais com a devida austeridade e somos rigorosos no combate a ações como esta. Esse desmatamento é gravíssimo e deve ser levado em conta não somente o valor da multa, mas a reparação do dano ambiental que é fundamental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivayr Soalheiro.

A bacia da APA abastece aproximadamente 400 mil pessoas da RMBH.