Array
Notícias

Londres inaugura maior ponte solar do mundo

Array
Londres inaugura maior ponte solar do mundo
Painéis solares foram instalados na estação ferroviária Blackfriars / Crédito: Divulgação / SolarCentury

A maior ponte solar do mundo foi inaugurada no final de janeiro deste ano em Londres. Mais de 4.400 painéis solares foram instalados acima da nova plataforma da estação ferroviária Blackfriars, que passou por uma revitalização para atender mais passageiros e melhorar o serviço de trem.

A ponte Blackfriars possui cerca de 6 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o que permite satisfazer metade da necessidade energética da estação, tornando-se o maior painel solar da cidade.

A expectativa da Solarcentury, empresa responsável pela instalação da estrutura, é de que os painéis gerem cerca de 900 mil kWh de eletricidade por ano, reduzindo as emissões anuais de CO2 em aproximadamente 511 toneladas.

A revitalização da estação ferroviária incluiu também outras medidas de economia, como sistemas de coleta de água da chuva e tubos de sol para iluminação natural. As medidas fazem parte dos planos da Network Rail (Rede Ferroviária) para reduzir as emissões de carbono em 25% por quilômetro a cada passageiro até 2020.