Array
Notícias

Ibama intercepta carga de aranhas vindas da África do Sul

Array
Ibama intercepta carga de aranhas vindas da África do Sul
A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental /Crédito: Fiscalização - Ibama

Agentes do Ibama apreenderam na última terça-feira (28) um pacote com aranhas caranguejeiras vindas de Joanesburgo, África do Sul. A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-X dos Correios, em Curitiba, para onde seguiria com destino a uma cidade do interior do estado do Paraná. O receptador foi multado por crime ambiental.

No pacote havia quatro aranhas caranguejeiras vivas, acondicionadas em recipientes plásticos. Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente.A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização configura crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa.

Há dois anos o Ibama desenvolve parceria no Paraná com os Correios, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência na ação contra o tráfico de animais e a biopirataria.

Para Jorge Augusto Callado Afonso, superintendente do Ibama no Paraná, os convênios são imprescindíveis para “atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais”.


Fonte: O Eco