Array
Notícias

Emissões de CO2 tiveram aumento de 2% no ano passado

Array

As emissões do gás de efeito estufa dióxido de carbono (CO2) aumentaram 2% em 2013 nos Estados Unidos, depois de ter caído por vários anos consecutivos. As informações constam no relatório apresentado nesta semana pelo Departamento de Energia do país.

Segundo o documento, o crescimento das emissões foi provocado por um pequeno aumento no consumo de carvão pela indústria de energia norte-americana. Automóveis e fábricas dos EUA emitiram 5,38 bilhões de toneladas de dióxido de carbono em 2013. Em 2012, as emissões de CO2 foram de 5,27 bilhões de toneladas.

Dados de outubro do ano passado da Agência Internacional de Energia (AIE) apontavam que 39% da eletricidade dos Estados Unidos foram geradas com ajuda do carvão, enquanto 28% vieram de fontes que utilizam gás natural. Em 2012, 37% da energia do país foram geradas com o carvão e 30% com gás natural.

Mesmo com o pequeno aumento, as emissões globais de carbono dos EUA permaneceram 10% abaixo dos níveis de 2005, atingindo mais da metade da meta proposta pelo presidente Barack Obama, que pretende cortar até 2020 as emissões em 17% em comparação ao total emitido nove anos atrás. Cerca de 40% dos gases poluentes lançados pelos EUA são do setor energético.

Com informações do G1