Array
Notícias

Europa tem déficit de 7 bilhões de abelhas

Array
Europa tem déficit de 7 bilhões de abelhas
Crédito: ambientalistasemrede.org/

A Europa tem um déficit de 7 bilhões de abelhas, quantidade equivalente a 13,4 milhões de enxames. Os dados foram apresentados em conclusão de um estudo publicado na revista Plus One da última quarta-feira (08).

Segundo a pesquisa, com o desenvolvimento dos cultivos de oleaginosas – como soja, girassol ou canola, usados principalmente como agrocombustíveis – as necessidades de polinização cresceram cinco vezes mais rápido do que o número de colmeias entre 2005 e 2010.

Em metade dos 41 países estudados “não há suficientes abelhas para polinizar corretamente os cultivos, principalmente na França, Alemanha, Reino Unido ou Itália”, pontuaram os cientistas. O caso da Grã-Bretanha é um dos mais preocupantes: país tem menos de um quarto do número de abelhas de que precisa para a polinização.

De acordo com os cientistas, a agricultura se tornou cada vez mais dependente dos polinizadores “selvagens”, espécies que podem ser vulneráveis, especialmente no caso das monoculturas. “Este estudo mostra que a política europeia na área dos biocombustíveis tem como consequência imprevista nos tornar mais dependentes dos polinizadores silvestres”, destacou Tom Breeze, um dos autores do estudo.

Com informações da AFP