Notícias

Jornal denuncia maus tratos a animais em zoológico na Indonésia

Jornal denuncia maus tratos a animais em zoológico na Indonésia
Leão Michael foi encontrado estrangulado em sua jaula no espaço Kebun Binatang Surabaya / Crédito: Reprodução/dailymail.co.uk

Nesta quarta-feira (08), o jornal britânico Daily Mail divulgou imagens impressionantes que flagram maus tratos a animais que vivem no Kebun Binatang Surabaya, espaço na Indonésia conhecido como “zoológico da morte”.

A primeira foto mostra o leão Michael, encontrado enforcado em sua própria jaula após ter sua cabeça presa em dois cabos de aço. Segundo a reportagem, o animal foi removido antes que a polícia chegasse ao local. Agus Supangkat, porta-voz do zoológico, negou que a morte de Michael foi causada por negligência dos tratadores. “Ainda estamos investigando como os cabos de aço poderiam prender a cabeça do leão africano. Michael era relativamente jovem, tinha apenas um ano e meio de idade. Pode ser que ele estava brincando e de alguma forma a sua cabeça ficou presa”, disse.

Para justificar o caso Michael, Agus explicou que o zoológico usou cabos de aço para fixar a jaula do animal para que os funcionários não precisassem abrir ou fechá-la manualmente. Segundo ele, essa foi uma medida de segurança para evitar que os guardas fossem feridos.

No dia anterior à morte de Michael, um gnu morreu no mesmo local após um problema no estômago. Os cuidadores culpam o clima “úmido” do local. Conforme o jornal, entre julho e setembro do ano passado 43 animais morreram no zoológico.

O jornal relatou ainda casos de outros animais que faleceram no zoológico. Em 2012, foi registrada a morte de uma girafa que tinha 20 kg de plástico no estômago. No ano passado, um tigre de Sumatra morreu com o sistema digestivo podre após ser alimentado com veneno para formigas. Confira fotos de outros animais encontrados no zoo na página do jornal.

Após a publicação do jornal, o zoológico Surabaya está sendo investigado pela polícia.

A organização Cee4life criou uma petição online solicitando apoio do governo para implementar ajuda profissional no zoológico, a fim de salvar os animais. A entidade tem também uma página no Facebook com informações sobre diversos animais do zoo. Assine você também a petição!