Array
Notícias

MT: concessionárias devem plantar uma árvore a cada carro zero quilômetro vendido

Array

Uma árvore plantada a cada carro zero quilômetro vendido no estado. É o que determina uma lei aprovada no final do ano passado em Mato Grosso. O projeto havia sido vetado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), mas a proposta retornou para o Legislativo, que derrubou o veto e promulgou a lei. O projeto deve ser regulamentado e aplicado neste ano.

A lei estabelece que o plantio deve ser feito em locais públicos que podem ser escolhidos pelas próprias revendedoras de veículos. As árvores também podem ser plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) ou de propriedade particular. A medida também permite que o reflorestamento seja utilizado para a venda de créditos de carbono, como forma de compensação dos danos ambientais causados, e para o corte de madeira. A extração, de acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias G1, é permitida depois de 10 anos do plantio e deve ter autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Para o deputado Ademir Brunetto (PT), autor do projeto, a medida visa amenizar os danos ambientais causados pelos gases poluentes emitidos pelos automóveis. “Os veículos automotores são os maiores responsáveis pela emissão de poluentes, por isso, as concessionárias têm que dar sua contribuição ambiental, de modo a neutralizar esses gases emitidos”, afirmou.

Segundo o portal, de 2012 até novembro do ano passado, 214,2 mil novos emplacamentos de veículos foram feitos em Mato Grosso. Somente em Cuiabá, 31 mil novos veículos começaram a circular pelas ruas da cidade em 2013.