Array
Notícias

Brasil e outros países amazônicos elaboram plano para enfrentar mudanças climáticas

Array

Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela estão elaborando um programa de ações estratégicas para dar um manejo integrado e sustentável aos recursos hídricos que o rio Amazonas fornece e, assim, enfrentar os desafios das mudanças climáticas que os ameaçam. Os países fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O objetivo da OTCA é adotar ações com o propósito de promover uma visão de conjunto do desenvolvimento da bacia amazônica, assim como da gestão da água e de seu ecossistema. A organização está em processo de relançamento e desde 2010 o problema das mudanças climáticas foi incorporado como eixo de atuação.

O programa em elaboração prevê também possíveis reassentamentos de populações amazônicas que possam ser prejudicadas pela cheia do Amazonas como consequência das variações climáticas.

Atualmente, a organização executa 126 programas ao longo da região amazônica, a maioria vinculada a temas ambientais e executa pelo menos 30 pesquisas sobre recursos hídricos.

A bacia amazônica, que abrange 7,5 milhões de quilômetros quadrados, é o hábitat de um terço das espécies do planeta, com cerca de 40 milhões de habitantes, entre eles 385 povos indígenas.