Estruturas e mobiliários dos Jogos Olímpicos de 2016 terão madeira certificada
Toda madeira e os produtos de origem florestal – como estruturas temporárias, mobiliários e papéis – utilizados na realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro, serão certificados. Parceria firmada nesta semana entre a FSC Brasil, ONG que promove manejo florestal responsável no mundo, e a organização do evento garantirá o engajamento pela preservação dos povos e das florestas e pelo combate ao desmatamento ilegal.
O acordo contribuirá para o equilíbrio entre oferta e demanda e estimulará a certificação de novas áreas florestais. As medidas devem melhorar a rastreabilidade de boa madeira no Brasil.
Os princípios e critérios da FSC vão além da legislação brasileira, de acordo com reportagem do Planeta Sustentável, pois levam em conta os trabalhadores, valores da floresta, adequação de escala e realiza o monitoramento dos impactos.
Em 2012, apenas parte do material utilizado nos Jogos de Londres foi certificado pelo FSC.
Para o Comitê Organizador Rio 2016, a iniciativa brasileira mostra compromisso e liderança com a gestão sustentável de eventos no Brasil.