Notícias

Banco Mundial investirá 50 milhões de dólares no combate ao desmatamento no Peru

Em outubro passado, o Conselho Diretor do Programa de Investimento Florestal (FIP, em inglês) do Banco Mundial aprovou um investimento de 50 milhões de dólares para combater o desmatamento e a degradação das florestas no Peru. Os projetos do plano aprovado serão executados nas regiões amazônicas de San Martin, Loreto, Ucayali e Madre de Dios a partir de 2015.

De acordo com o Ministério do Ambiente do Peru, o Plano de Investimento Florestal inclui projetos “para promover a conservação da biodiversidade, apoiar a titulação e registro de propriedades rurais e terras comunitárias, melhora das florestas e governança ambiental (…), aumento do valor dos ativos ambientais das florestas e áreas degradadas, e atividades para a inovação e o desenvolvimento do mercado”.

Segundo a Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP), com a aprovação do plano obteve-se um importante avanço na defesa dos direitos indígenas e na proposta do REDD+ Indígena, com ênfase na titulação de territórios indígenas, gestão florestal comunitária e governança e fortalecimento de comunidades e organizações indígenas amazônicas.

O Programa de Investimento Florestal é parte de um grupo de iniciativas de financiamento relacionadas com o clima, do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de outras organizações. Seu objetivo principal é financiar a aplicação de estratégias nacionais para a redução de emissões derivadas do desmatamento e a degradação de florestas em países em desenvolvimento.

Com informações do O Eco