Array
Notícias

Blitz da PRF apreende seis trinca-ferros sem documentação

Array
Blitz da PRF apreende seis trinca-ferros sem documentação
PRF apreende seis trinca-ferro sem documentação durante blitz / Crédito: Amda

Seis pássaros da espécie trinca-ferro foram apreendidos durante uma blitz da Policia Rodoviária Federal (PRF), realizada na BR 381, no km 409, no último dia 07. Cinco animais estavam com anilha e um sem. Nenhum dos pássaros tinha documentação de origem, nem guia de transporte de animal. A blitz era uma fiscalização de rotina para combater a criminalidade em geral no cinturão metropolitano.

De acordo com relato do inspetor Carlos Pereira, do Grupo de Policiamento Tático (GPT) da PRF, presente na operação, o veículo abordado vinha de Mauá, em São Paulo, com destino a Ipatinga. Os pássaros estavam amontoados no porta-malas junto com outros objetos. Os três infratores, sendo dois com passagem pelo mesmo crime, foram encaminhados para a Delegacia da PCMG de Caeté, em Minas Gerais.

Os animais foram encaminhados para a PMMG – Destacamento Ambiental de Caeté/MG. “Tal procedimento é recorrente, pois eles têm como cuidar dos animais até entregá-los ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis] em Belo Horizonte”, disse o inspetor.

Tráfico

Os canários-da-terra (Sicalis flaveola) e os trinca-ferros (Saltator similis) são as espécies mais cobiçadas por contrabandistas e clientes devido aos seus belos cantos. Há mais de 20 anos esses pássaros lideram o ranking de espécies de aves que chegam ao Ibama em BH. Entre 1992 e 2000, o canário ficou em primeiro lugar, com um total 2.935 exemplares. A partir de 2001, a dupla passou a se revezar na primeira posição.