Notícias

Polícia de Meio Ambiente flagra garimpo ilegal de ouro em Mariana

Polícia de Meio Ambiente flagra garimpo ilegal de ouro em Mariana
Operação flagra garimpo ilegal de ouro / Crédito: Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente

Militares da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente encontraram, hoje (14), dois infratores que realizavam atividade ilegal de garimpo de ouro através de mergulho. O flagrante ocorreu durante realização da Operação Minas em Segurança / Proclamação da República, em fiscalização para prevenção e repressão a crimes ambientais, na zona rural de Furquim, no município de Mariana, em Minas Gerais.

Foram apreendidos uma draga, um compressor, uma bomba de sucção, uma bateia e combustível. Segundo informações da Assessoria de Comunicação Organizacional Cia PM MAmb, foi aplicada multa no valor de R$ 22.002,00. Os infratores foram conduzidos para a delegacia de Mariana.

Também durante a operação, outra ocorrência se destacou. Os militares verificaram denúncia de um abatedouro clandestino de aves, carnes suína e bovina, no município de Capim Branco, e dois açougues. No abatedouro foram encontradas 300 aves abatidas de forma irregular e em situação precária. Nos açougues havia 900 quilos de carnes bovinas e suínas armazenadas sem a devida prova de origem. Os militares foram informados pelos responsáveis dos açougues que os animais são abatidos em matadouros clandestinos da região.

Toda a carne foi apreendida e será descartada no aterro sanitário do município de Matozinhos. O abatedouro foi autuado administrativamente por funcionar sem a devida licença ambiental e multado em R$ 20 mil. De acordo com a assessoria, o fato será reportado ao Ministério Público de Matozinhos e Vigilância Sanitária do município de Capim Branco.

Participam da operação os pelotões de Belo Horizonte, Betim, Nova Lima e Lagoa Santa e dois grupamentos de Caeté e Mariana.