Array
Notícias

Caravana Ambiental da Amda estaciona no Serro

Array
Caravana Ambiental da Amda estaciona no Serro
Caravana Ambiental da Amda estaciona no Serro / Crédito: Amda

A Caravana Ambiental da Amda estacionou, neste mês, no município do Serro, em Minas Gerais. Na primeira semana de outubro, 621 alunos de oito instituições de ensino embarcaram em uma viagem especial cujo destino final é a conscientização ambiental. Nos próximos dias 22, 23 e 24, o projeto de educação itinerante passará por 12 escolas, onde 796 alunos devem participar da mobilização. A iniciativa é realizada pela Amda com patrocínio da Anglo American.

O projeto consiste na apresentação de uma peça teatral que aborda o tráfico de animais silvestres, caça, maus tratos aos bichos e devidos cuidados com a fauna e meio ambiente em geral. Além disso, os estudantes recebem a cartilha “É o Bicho!”, ferramenta lúdica produzida pela Amda a ser trabalhada com os professores que aborda os mesmos temas da peça por meio de exercícios e brincadeiras que despertam a curiosidade, criatividade e participação.

De acordo com Marta Silveira, coordenadora do projeto, a Caravana Ambiental é recebida com alegria por onde passa. “A recepção, tanto dos alunos quanto das instituições é sempre ótima”, comentou. Segundo ela, até o final de novembro deste ano o projeto estará no Serro.

Confira a programação da Caravana Ambiental para o final de outubro:

22 de outubro (terça-feira)
08h – E. M. Desembargador Dário Líns – localidade de Capivari
10h15 – E. E. Mestra Rosa Fagundes – distrito de Pedro Lessa
13h – E. E. Mestra Rosa Fagundes e Pré Escola Municipal de Pedro Lessa – distrito de Pedro Lessa
15h15 – E. M. Desembargador Dário Líns – distrito de Capivari

23 de outubro (quarta-feira)
08h – E. M. Doralice Coelho – localidade de Três Barras
10h15 – E. M. José Sales Gomes – localidade de Ausente
13h30 – E. E. Mestra Virgínia Reis e Pré Escolar Municipal de São Gonçalo do Rio das Pedras – distrito: São Gonçalo do Rio das Pedras
15h15 – E. E. Leopoldo Pereira + Pré Escola Municipal de Milho Verde – distrito de Milho Verde

24 de outubro (quinta-feira)
08h – E. M. Argentina Valério Costa – localidade de Perobas
10h15 – E. M. Paulo Dayrell – localidade de Motoso
13h30 – E. E. Dr. João Pinheiro – Sede / Serro
15h30 – E. E. Dr. João Pinheiro – Sede / Serro

É o Bicho!

A cartilha “É o Bicho!” é uma iniciativa da Amda voltada para o público infantil para mostrar às crianças que cada animal tem seu valor e seu papel na natureza e, por isso, deve ser tratado com cuidado e respeito. O material visa desenvolver a consciência ecológica e ações contrárias ao tráfico de animais silvestres, à caça e maus tratos de forma geral.

Por meio de atividades lúdicas e cognitivas, com textos informativos e simples e muitas imagens, a cartilha aborda a valorização e preservação de diversos bichos, inclusive daqueles que normalmente despertam medo, nojo ou estranheza nas crianças. Animais silvestres ameaçados de extinção também receberam atenção especial.