Array
Notícias

Cientistas sul-coreanos desenvolvem material para capturar CO2

Array

Uma equipe de cientistas sul-coreanos da Universidade Hanyang de Seul desenvolveu um novo material que permite a captação do dióxido de carbono (CO2) de maneira seletiva e de outros gases poluentes de maneira mais eficiente. O grupo elaborou, mediante o uso do grafeno, uma das formas mais cristalinas do carbono, uma nova membrana que pode capturar diferentes gases de maneira específica, incluindo o CO2.

Em artigo publicado na revista Science, a equipe sul-coreana garante conseguir uma “difusão seletiva” dos gases, em função do tamanho de suas moléculas, para assim capturar aqueles interessados. Em vez de nanopartículas, os cientistas atualmente usam grandes moléculas (polímeros) para produzir as membranas utilizadas na captação do CO2, evitando que o gás seja emitido à atmosfera e também contribuindo para controlar sua crescente concentração.

O grupo de cientistas ressaltou que pode controlar os respectivos fluxos dos gases através de “canais e poros” de diferentes tamanhos que podem ser criados empilhando as camadas de grafeno de diferentes formas.

A princípio, o Ministério de Ciência da Coreia do Sul acredita que o custo dessa nova membrana é inferior ao dos materiais que são utilizados atualmente para capturar os gases.