Notícias

Campanha nacional tenta conscientizar população contra tráfico ilegal de animais silvestres

Campanha nacional tenta conscientizar população contra tráfico ilegal de animais silvestres

No último dia 29 de setembro, a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens foi lançada em várias capitais brasileiras. A campanha, que terá duração de um ano, tem o objetivo de conscientizar a sociedade para o combate ao tráfico ilegal de animais silvestres e impedir o avanço desse crime ambiental.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens, Rogério Lange, a finalidade da campanha é despertar a opinião pública sobre os danos promovidos aos animais selvagens, o prejuízo que essa prática ilegal representa na redução da diversidade da fauna e o risco de doenças nas famílias que adotam animais selvagens como bichos de estimação.

A última pesquisa realizada pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), em 2001, apontou que 38 milhões de bichos são retirados da natureza todos os anos. Isso equivale a 400 animais por dia, sendo que 90% morrem antes de chegarem ao destino final.

No estudo, a Renctas cita as formas precárias de captura, o estresse a que os animais são submetidos durante a ação, as más condições de alimentação e de transporte. Neste semestre, em Brasília, foram apreendidos cerca de 1 mil animais, quantidade quase 20% superior às ocorridas no mesmo período de 2012.

Com informações da Agência Brasil