Página inicialBlogCinco toneladas de carne irregular são apreendidas em estabelecimentos na Zona da Mata mineira
Notícias
Cinco toneladas de carne irregular são apreendidas em estabelecimentos na Zona da Mata mineira
Mobilização da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário em conjunto com o Ministério Público (MP) e o Instituto Mineiro de Agropecuária apreenderam, ao todo, 5 toneladas de carne irregular. As ações aconteceram em um matadouro clandestino instalado na cidade de Matias Barbosa, Zona da Mata de Minas Gerais, e em Juiz de Fora. De acordo com o Tenente Coronel Renato Sampaio Preste, comandante da 4ª Cia Ind. de MAT, foram apreendidas 2,5 toneladas de carne em dois estabelecimentos de Juiz de Fora e o restante em oito comércios de Matias Barbosa.
O matadouro irregular foi descoberto por meio de denúncias enviadas ao MP e à Polícia Militar (PM). Foram apreendidos seis bovinos abatidos irregularmente, sangue fresco – o que indica que a morte dos animais tinha ocorrido recentemente – e chouriço, cuja comercialização é proibida. As denúncias indicaram ainda que as carnes eram distribuídas em açougues da cidade e em Juiz de Fora, na mesma região.
Ainda segundo informações do Coronel Preste, três dos locais abordados foram interditados e tiveram as portas fechadas. Em apenas um deles foram apreendidos 970 kg de carne bovina, a maior parte em estado de putrefação.
Conforme reportagem do jornal Estado de Minas, toda a carga será destinada ao aterro sanitário de Juiz de Fora. “Essa carne não pode ser usada para consumo de forma alguma, pois não se sabe a origem dela e nem se foi feito o controle correto do animal, como vacinação e outras medidas. O risco de intoxicação é grande”, alertou o Coronel.
Uma mulher, que estava no matadouro e não teve os dados divulgados, foi detida. O caso será investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.