Array
Notícias

Serra da Moeda integra lista de patrimônios ameaçados de destruição

Array
Serra da Moeda integra lista de patrimônios ameaçados de destruição
Serra da Moeda se estende por 70 quilômetros ao longo de cinco cidades mineiras / Crédito: Pedro Silveira

A Serra da Moeda, em Minas Gerais, foi incluída na World Monuments Watch 2014, a nova relação feita pela organização World Monuments Fund (WMF) de patrimônios culturais da humanidade ameaçados de destruição. A lista indica 67 sítios em 41 países e territórios que estão em risco devido a ameaças naturais e ao impacto das alterações sociais, políticas e econômicas. A Serra da Moeda foi o único espaço brasileiro inserido na lista.

Segundo a ONG, a lista de 2014 reflete uma série de diferentes desafios em termos de conservação, incluindo conflitos e catástrofes naturais, falta de recursos, pressões do desenvolvimento (urbano, rural, turístico) e a perda das tradições culturais. “A lista de Watch 2014 serve como um apelo à tomada de ação, chamando a atenção, a nível internacional, para a fragilidade dos sítios e os perigos que enfrentam. Também identifica oportunidades para que as comunidades locais trabalhem em conjunto com a comunidade de maior escala responsável pela conservação, organizações governamentais, empresas patrocinadoras e outras entidades que ajudem a assegurar o seu futuro”, pontuou a instituição em comunicado.

Também integram a relação monumentos de importância mundial sítios famosos (Veneza, Itália) e menos conhecidos (a Aldeia de Pokfulam, Hong Kong – SAR -, China); urbanos (o Centro Histórico de Yangon, Myanmar) e remotos (o Gran Pajatén, no Perú); antigos (os Antigos Terraços Irrigados de Battir, nos Territórios Palestinianos Ocupados da Cisjordânia) e modernos (o Jefferson National Expansion Memorial, em St. Louis, Missouri). Confira a lista completa no site da WMF.

World Monuments Fund

A World Monuments Fund é uma organização não governamental internacional voltada à catalogação e preservação do patrimônio cultural mundial. Foi fundada em 1965 nos Estados Unidos. Em 1996, o WMF inaugurou o World Monuments Watch List of 100 Most Endangered Sites, atualmente conhecido como World Monuments Watch, lista que reúne os patrimônios históricos em perigo de conservação.