Serra da Moeda integra lista de patrimônios ameaçados de destruição
A Serra da Moeda, em Minas Gerais, foi incluída na World Monuments Watch 2014, a nova relação feita pela organização World Monuments Fund (WMF) de patrimônios culturais da humanidade ameaçados de destruição. A lista indica 67 sítios em 41 países e territórios que estão em risco devido a ameaças naturais e ao impacto das alterações sociais, políticas e econômicas. A Serra da Moeda foi o único espaço brasileiro inserido na lista.
Segundo a ONG, a lista de 2014 reflete uma série de diferentes desafios em termos de conservação, incluindo conflitos e catástrofes naturais, falta de recursos, pressões do desenvolvimento (urbano, rural, turístico) e a perda das tradições culturais. “A lista de Watch 2014 serve como um apelo à tomada de ação, chamando a atenção, a nível internacional, para a fragilidade dos sítios e os perigos que enfrentam. Também identifica oportunidades para que as comunidades locais trabalhem em conjunto com a comunidade de maior escala responsável pela conservação, organizações governamentais, empresas patrocinadoras e outras entidades que ajudem a assegurar o seu futuro”, pontuou a instituição em comunicado.
Também integram a relação monumentos de importância mundial sítios famosos (Veneza, Itália) e menos conhecidos (a Aldeia de Pokfulam, Hong Kong – SAR -, China); urbanos (o Centro Histórico de Yangon, Myanmar) e remotos (o Gran Pajatén, no Perú); antigos (os Antigos Terraços Irrigados de Battir, nos Territórios Palestinianos Ocupados da Cisjordânia) e modernos (o Jefferson National Expansion Memorial, em St. Louis, Missouri). Confira a lista completa no site da WMF.
World Monuments Fund
A World Monuments Fund é uma organização não governamental internacional voltada à catalogação e preservação do patrimônio cultural mundial. Foi fundada em 1965 nos Estados Unidos. Em 1996, o WMF inaugurou o World Monuments Watch List of 100 Most Endangered Sites, atualmente conhecido como World Monuments Watch, lista que reúne os patrimônios históricos em perigo de conservação.