Notícias

Bactéria da Ásia ameaça produção de cítricos na Flórida

Uma bactéria da Ásia está ameaçando a produção de cítricos na Flórida, sudeste dos Estados Unidos, segundo maior produtor de suco de laranja depois do Brasil. A bactéria provoca uma doença que afeta as árvores frutíferas. Essa enfermidade, chamada Citrus Huanglogbing ou enverdecimento dos cítricos, torna as frutas amargas e faz com que caiam da árvore antes de amadurecer.

Conforme publicação do Exame.com, gradativamente, o micróbio, transmitido por um pequeno inseto, o psilídeo-asiático-dos-citros (Diaphorina citri Kuwayama ou ACP em inglês), priva os frutos de nutrientes. A doença, que afeta sobretudo as laranjas, pode permanecer latente por cinco anos antes de se manifestar, quando é tarde demais para agir, segundo Greg Carlton, do Departamento de Agricultura da Flórida (sudeste).

Desde seu aparecimento, em 2006, a praga se estendeu por toda a área de produção do estado, o que representa 200.000 hectares. Carlton informou que em 2012, 20% das frutas caíram prematuramente no solo.

A Flórida não é o único estado a sofrer grandes perdas devido a essa doença. Foram detectados insetos portadores da bactéria responsável pelo enverdecimento dos cítricos no Texas (sul) e Califórnia (oeste).