Árvores ajudam a diminuir a poluição sonora
Além de fornecer sombra e servir de abrigo para animais, as árvores ajudam a diminuir a poluição sonora, já que servem como bloqueio natural às ondas de som. A afirmação é do professor de Hidrometeorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), Augusto Pereira Filho.
“A vegetação amortece as ondas de som. O som viaja pelo ar e se você tem uma barreira – no caso, uma barreira natural -, ela retém o som”, disse Filho.
Uma tentativa de reduzir a poluição sonora foi feita na Rua Vergueiro, na Zona Sul de São Paulo. Foram plantadas 123 árvores entre as estações Vila Mariana e Paraíso do Metrô. Com as árvores ainda pequenas, o resultado é mais difícil de perceber, mas, quando estiverem maiores, o ganho poderá ser grande.
A reportagem do SPTV fez um teste no bairro Morumbi. Na Avenida Oscar Americano, o aparelho para medir a poluição sonora alcançou 85 decibéis. Dentro do Parque Alfredo Volpi, a 20 metros da primeira medição, a poluição sonora caiu para 75 decibéis.