Array
Notícias

Dia Mundial Sem Carro: neste domingo, deixe o carro em casa

Array
Dia Mundial Sem Carro: neste domingo, deixe o carro em casa
Crédito: Google imagens

Se você gosta de andar a pé, de bicicleta, skate, ou qualquer outro meio de locomoção que não seja o carro, vá para as ruas neste domingo (22) celebrar o Dia Mundial Sem Carro (DMSC). A iniciativa, que teve origem na França, tem como objetivo promover a reflexão sobre problemas causados pela poluição liberada pelos meios de transporte. O DMSC encerra a Semana da Mobilidade, que acontece de 16 a 22 de setembro. O Brasil participa da mobilização desde 2001.

O uso excessivo de automóveis traz inúmeros problemas para as cidades, como a poluição atmosférica e sonora. A população também sofre com o aumento de doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos e acidentes. No cenário mundial, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo o Informe Mundial sobre a Situação de Segurança no Trânsito, publicado em 2009. A OMS estima que, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas perdem suas vidas anualmente no trânsito e cerca de 50 milhões sobrevivem feridas.

Neste ano, várias cidades brasileiras aderiram ao projeto, entre elas: Diadema (SP), Juiz de Fora (MG), Mauá (SP), Ribeirão Pires (SP), Salvador (BA), Santo André (SP), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Todas terão eventos especiais neste domingo (22).

Na capital mineira, acontecerá a Ocupação Cultural Tarifa Zero, na Praça da Estação, a partir das 11h, que contará com praia, piscinas públicas, feira e manifestação a favor do transporte público sem tarifas.

Dois passeios ciclísticos também estão programados. O Ciclo Sesc acontece às 8h30 e terá início na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Teresa. Com um percurso de oito quilômetros, o passeio é uma iniciativa do Sesc que distribuirá kits mediante 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá. O passeio visa afirmar a importância da bicicleta para uma vida saudável.

O outro passeio vai acontecer a partir das 15h e começará na praça Raul Soares. O Pedal do DMSC terá como trajetória os limites da avenida do Contorno e chama não só ciclistas, mas também skatistas e todos os modos de transporte não motorizados.

No dia 21 de setembro, sábado, um dia antes das comemorações citadas, a faculdade Anhaguera realizará o Pedal Solidário. O evento é também um passeio ciclístico e irá arrecadar fraldas geriátricas para a creche Tia Dolores. O encontro para início do passeio será às 9h, na Praça da Estação, Centro de BH.

Confira a programação completa do Dia Mundial Sem Carro, que continua após o dia 22 na capital mineira.

História

A campanha do Dia Mundial Sem Carro teve início na França, no dia 22 de setembro de 1997. Integrantes de uma organização não governamental criaram o movimento Na Cidade, Sem Meu Carro!, incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos não circulassem.

A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem sobre a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição resultou na criação da Semana Europeia de Mobilidade, pela União Europeia em 2002.