Notícias

CBH Piracicaba-MG solicita veto à Lei que permite desmatamento da Mata Seca

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, eleitos para o seu terceiro mandato, tomaram posse na segunda-feira, 05 de julho, durante a 42ª Reunião Ordinária do Comitê, em solenidade foi realizada na sede do CBH Piracicaba, em João Monlevade.

A diretoria é composta por representantes do poder público municipal e estadual, sociedade civil e usuários da água. Os membros escolhidos foram: Presidente – Iusifith Chafith Felipe, da Associação de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo do Rio Abaixo; Vice Presidente – Luiz Antônio dos Santos, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo; Primeiro Secretário – Luis Claudio de Castro Figueiredo, da Vale; Segundo Secretário – Vinicius Moraes Perdigão, da Emater.

O primeiro ato da nova diretoria eleita foi colocar em apreciação do Comitê moção proposta pela Fundação Relictos, solicitando ao Governador do Estado veto ao projeto que permite o desmatamento da Mata Seca Mineira. A moção foi aprovada por unanimidade pelo CBH Piracicaba.

"Ações como essa fortalecem a luta contra a aprovação da Lei. Seria interessante que outros colegiados também se manifestassem junto ao Governo, com o objetivo de criar um clima favorável ao veto," declara Elizabete Lino, assessora institucional da Amda.

Montes Claros também continua na luta pela Mata Seca

Em Montes Claros, a mobilização em defesa da Mata Seca ganha fôlego. Durante o III Workshop sobre as Matas Secas, realizado na UNIMONTES em 1º de julho, foi aprovado envio de moção ao Governador do Estado para demonstrar publicamente que instituições, entidades, profissionais, pesquisadores, estudantes tem um posicionamento totalmente diferenciado do que vem sendo apresentado pelos ruralistas e politicos da região.

Sobre o evento, Carlos Dayrell, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, comenta: "Foi um momento importante de conhecimento e de reflexão acerca dos processos sócio-ambientais que vem ocorrendo nas Matas Secas do Norte de Minas Gerais – em seus aspectos biológicos, juridícos, sócio-econômicos e politicos."