Notícias

Encontro de Atingidos pelo Projeto de Transposição do São Francisco termina com elaboração de carta aberta

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, sediou entre os dias 17, 18 e 19 de junho o Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco. A iniciativa, pioneira no país, contou com a presença de representantes de movimentos sociais, sindicatos, associações, ONGs e pastorais, além de estudiosos, pesquisadores e famílias de sertanejos atingidos pelas obras de transposição do Velho Chico.

A programação do evento incluiu, além de discussões e relatos sobre o tema, um Ato Público, realizado no Parque do Povo. Os participantes prepararam uma mobilização junina, na qual foram apresentados canções e textos informativos sobre a transposição.

Ao final do encontro, foi elaborada ainda uma carta aberta, que expressa os sentimentos dos envolvidos em relação à situação. O documento, assinado por 16 entidades, critica a promessa de 12 milhões de beneficiados com o projeto, enumerando os vários impactos causados à população com o início das obras, entre eles desalojamento de famílias; perda de meios de produção e terras férteis; desrespeito a comunidades indígenas e quilombolas; destruição de cisternas de água para consumo humano e uso agrícola; desmatamento; extinção de animais silvestres; seca de nascentes, interrupção de rios e riachos e envenenamento de águas.

A carta aberta pode ser lida na íntegra aqui.