Array
Notícias

Governo decreta criação de mais três UCs na Região Cárstica de Lagoa Santa

Array
O Governo de Minas Gerais oficializou nesta segunda-feira (14) a criação de mais três Unidades de Conservação (UC) na Região Cárstica de Lagoa Santa. Através dos decretos de n.º 45.398, 45.399 e 45.400, foi autorizada, respectivamente, a criação do Parque Estadual da Cerca Grande e do Monumento Natural Estadual Santo Antônio, no município de Matozinhos, e do Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, no município de Pedro Leopoldo.

Na semana passada, já havia sido oficializada a criação do Monumento Natural Estadual Experiência da Jaguará e do Monumento Natural Estadual Vargem da Pedra, ambos em Matozinhos, através dos decretos de n.° 45.391 e 45.392, respectivamente. As UCs são as primeiras das 15 previstas para o Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte (SAP Vetor Norte) da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O SAP – Vetor Norte vem saindo do papel depois de muita luta de entidades ambientalistas e moradores da região do Carste de Lagoa Santa. O SAP tem como objetivo assegurar uma ocupação urbana racional da área, através da criação de corredores ecológicos para a proteção efetiva do patrimônio arqueológico, espeleológico, paleontológico, natural e paisagístico existente na região.