Array
Notícias

Concurso Cidade Jardim premia áreas verdes bem cuidadas em BH

Array

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira, 8 de junho, o edital do Concurso Cidade Jardim 2010, que elege as áreas verdes públicas mais bem cuidadas na cidade. O projeto tem como objetivo incentivar empresas, associações de moradores e a população em geral a cuidar dos parques, praças e canteiros centrais de BH.

Na primeira etapa do concurso, as nove regionais da cidade e a Fundação de Parques Municipais são convidadas a pré-selecionar áreas verdes públicas para a premiação. A 10ª edição do concurso já traz motivos para comemoração: em relação ao ano passado, aumentou em 48% o número de áreas indicadas, passando de 349 para 518.

Entre os dias 1 e 15 de setembro, acontecem as inscrições das regionais, que vão indicar áreas nas categorias “praça” e “canteiros centrais de avenidas”, e da Fundação, em seis categorias relativas a parques. O julgamento final será feito entre 6 e 11 de novembro, quando uma comissão julgadora avaliará o estado geral de manutenção de cada um dos espaços e dará o resultado final.

O objetivo é incentivar e homenagear os parceiros do Programa Adote o Verde e os próprios setores da PBH envolvidos nas atividades de manutenção das praças, parques e canteiros centrais de avenidas, explica a gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Márcia Mourão. “Temos ao todo 700 praças e 69 parques na capital. Já conseguimos que 518 espaços, entre eles, os canteiros, fossem adotados. Ainda há lugares para ganharem a adoção”, conta a gerente.

Criado em 2000, o Concurso Cidade Jardim prevê a premiação de uma área para cada uma das oito categorias pré-definidas. Cinco delas avaliam áreas adotadas por empresas. Também serão avaliadas áreas mantidas pela PBH.

Há ainda prêmios simbólicos para lugares que se destacam pela qualidade dos serviços de manutenção. Serão homenageados também jardineiros com atuação destacada e cidadãos que contribuem para a preservação de áreas verdes, independentemente da indicação das mesmas para o concurso. O evento de entrega das premiações será em dezembro.