Amda promove ação educativa sobre coleta seletiva na Praça Sete
Como parte da agenda de celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, a Amda realiza nesta quarta-feira (02 de junho), na Praça Sete, ação educativa sobre a questão do lixo na capital mineira.
Quatro atores, caracterizados de container de coleta seletiva, estarão no quarteirão da rua Rio de Janeiro, entre a Rua Tamóios e a Avenida Afonso Pena, recolhendo o lixo seco — copos, guardanapos, latinhas etc — de 11h às 14h para mostrar ao final dessas três horas a quantidade de lixo produzida pela população.
O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para a quantidade de lixo que é jogada nas ruas da cidade, impactando o meio ambiente. De acordo com dados da SLU, em Belo Horizonte, são geradas por dia cerca de 3.800 toneladas de lixo, que são direcionadas para o aterro de Macaúbas, em Sabará. Desse total, 1.800 toneladas são principalmente resíduos de varrição e deposições clandestinas de entulho.
"As pessoas precisam perceber que o lixo que é jogado nas ruas volta para elas na forma de enchente, doenças e pragas. Cada um deve se responsabilizar pelo seu lixo, dando o destino correto a ele," declara Elizabete Lino, Relações Públicas da Amda e idealizadora da ação.
No final do evento, será colocado no local banner com informações sobre os impactos causados pelo lixo.
No mesmo dia, a Amda participa da Rua Verde, ação promovida pelo SESC, na Rua Carijós, entre a Rua Curitiba e a Avenida Paraná. O evento acontece de 9h às 13h e consiste em ações de educação ambiental voltadas para a comunidade. A Amda distribuirá kits de blitz ecológica, o jornal Ambiente Hoje — publicação mensal da organização com notícias, artigos e conteúdo diverso sobre questões ambientais — e lixo-car para os presentes.