Array
Notícias

Palestra da UFScar trata da situação atual das áreas naturais protegidas no Brasil

Array

No dia 2 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a palestra "Áreas naturais especialmente protegidas: situação atual no Brasil". O evento, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Ano Internacional da Biodiversidade, é aberto a todos os interessados e acontece a partir das 9 horas no Anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, localizado na área Norte do campus São Carlos.

O encontro será conduzido pelo palestrante Victor Ranieri (professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos, USP) que apresentará números referentes à situação das Unidades de Conservação no Brasil. Serão ressaltados o número total de unidades, área total protegida, o percentual do país sob proteção de Unidades de Conservação, as metas nacionais de conservação e algumas das principais dificuldades enfrentadas para a gestão dessas áreas, como escassez de recursos e conflitos.

Para o professor, o assunto é de demasiada importância, já que no mundo todo as Unidades de Conservação representam a principal estratégia para a proteção da biodiversidade e de atributos – como os recursos hídricos e a paisagem, ocupando mais de 12% da área terrestre total do planeta e mais de 6% dos oceanos.

A palestra é promovida pela disciplina “Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade”, do curso de Ciências Biológicas. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ambiente@ufscar.br.