SOS Mata Atlântica inicia nova etapa da campanha Exterminadores do Futuro
“
A ONG SOS Mata Atlântida está ampliando a campanha Exterminadores do Futuro, lançada em março com o objetivo de divulgar as ameaças ao Código Florestal e à legislação ambiental brasileira em geral. Além da reformulação da lista de exterminadores – composta por parlamentares responsáveis por ações que vão de encontro ao meio ambiente – a SOS Mata Atlântica propõe a retomada do diálogo em foro isento, com representação de toda a sociedade.
“O meio ambiente não é um entrave ao desenvolvimento econômico; ao contrário, a conservação dos ecossistemas, dos recursos naturais e dos serviços por eles prestados como polinização, combate à erosão do solo, garantia de água para a irrigação, entre outros, é totalmente necessária para a agricultura”, lembra o presidente da ONG Roberto Klabin, ressaltando a importância da discussão sobre o Código Florestal.
A campanha propõe que a legislação atual seja mantida como vigente até que se estabeleça um calendário de negociação e termos de referência sobre os temas em discussão, como reserva legal, áreas de proteção permanente, procedimentos de regularização de imóveis, instrumentos econômicos para a implementação da legislação florestal e ambiental, entre outros. “Também queremos a definição de um facilitador de comum acordo, com legitimidade e credibilidade para a condução dos processos”, acrescenta Klabin.
A ONG planeja para o Viva a Mata 2010 – mostra de iniciativas e projetos
O site http://www.sosma.org.br/exterminadores também traz informações sobre as etapas da campanha e orientações para quem quer colaborar. A lista de exterminadores, que está sendo reformulação, será divulgada em breve no portal, bem como os novos critérios utilizados para sua reelaboração.
“