Notícias

Amda assinou manifesto em defesa da cidade de São Sebastião

A Amda assinou manifesto em defesa da cidade de São Sebastião (litoral norte de São Paulo), lançado pela S.O.S Manancial, contra o projeto de ampliação do porto proposto pela Companhia Docas. O mega projeto inclui extensão da estrada até São Sebastião e alça viária na região de Guaecá.

São Sebastião é uma cidade de imenso valor cultural, histórico e ecoturístico, com sítios arqueológicos e grande biodiversidade. Na região para onde está prevista a implantação do projeto, se encontram algumas das últimas reservas naturais de Mata Atlântica que o país ainda reserva, área de incontestável importância para a conservação do bioma Mata Atlântica.

Guaecá, área de impacto de influência direta, parte do projeto de alça viária, é local protegido pela Lei de Mananciais e APPs – assim como o rio Guaecá, que abastece a região denominada Sertão do Guaecá, com cobertura de restinga.

Segundo documento do manifesto, o projeto proposto pela companhia acarretará em poluição sonora, tráfico pesado, poluentes atmosféricos e tóxicos, lixo e incêndios provocados pelo tráfego. Fatores como esses são prejudiciais não apenas para a biodiversidade da região, mas para as frágeis construções locais e para a qualidade de vida da população.

A S.O.S Manancial alega que, em dois anos de administração, a Companhia Docas pouco se interou da importância ambiental desse espaço geográfico, e que falta à população local informação sobre os verdadeiros impactos a curto e longo prazo quanto à permissividade do projeto. O novo plano diretor de São Sebastião também tem sido criticado por vários especialistas que apontam o risco da generalidade do projeto. A preocupação se dá principalmente em relação ao conflito com a legislação ambiental.

O manifesto ressalta ainda o compromisso do Brasil no cumprimento da meta firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Proteção da ONU. A meta assumida pelo pais é de proteção de 10% da área original do bioma até 2010.Hoje temos apenas 7,9% da Mata Atlântica original.