Notícias

Deputados aprovam desmatamento recorde em Pernambuco

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou nesta terça (20), o maior desmatamento de mangue na história do Brasil. Aprovado por cinco votos a três, o projeto de lei 1496/2010, de autoria do governador Eduardo Campos, prevê o desmatamento de 1.076,49 hectares de vegetação nativa, sendo 893,4 hectares de mangue, 17,03 de mata atlântica e 166,06 de restinga. A área será usada para a ampliação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife.

A decisão causou revolta entre os ambientalistas. Mais de 30 entidades fizeram nesta quinta (22), vigília na rua onde é sediada a Assembleia Legislativa, no centro do Recife. A manifestação se estendeu durante todo o dia em torno da escultura metálica, em forma de caranguejo, que fica às margens do Rio Capibaribe. A escolha do local, segundo a Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan), é uma referência às espécies do mangue que desaparecerão com o aterro.

ONGs, membros do Ibama e pesquisadores, criticaram o Governo do Estado, argumentando que há área disponível, sem vegetação nativa, suficiente para abrigar as novas instalações do complexo.