Array
Notícias

Polícia de Meio Ambiente interdita extração irregular de ouro em Mariana/MG

Array

Militares do 3º Pelotão da Cia PM de Meio Ambiente, em patrulha composta pelo Sargento Valdecir e Soldado Martins, ambos do GPMAmb de Mariana, realizaram no dia 13.abr.2010, a interdição de pontos de extração irregular de ouro no Rio Gualaxo do Norte, na localidade conhecida por Bicas, no município de Mariana/MG.
Dois garimpeiros foram identificados e autuados após verificações que constataram a existência de balsas que operavam a extração de ouro no referido rio. No trecho fiscalizado foram detectadas as seguintes infrações: funcionar irregularmente extração de ouro; realizar intervenção irregular no leito de rio mediante uso de draga flutuante e motor de sucção; captar e usar água de forma irregular; realizar desvio irregular de curso d’água; suprimir mata ciliar.
Os boletins de ocorrência e autos de infração lavrados foram encaminhados ao Ministério Público, Delegacia de Polícia, Polícia Federal, e órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (FEAM, IEF e IGAM).
Estão em curso verificações tendentes a promover a identificação e adoção de medidas contra quatro pessoas responsáveis por pontos de extração no mesmo local e é importante destacar que o lugar é de difícil acesso, sendo comum a monitoria de olheiros, de modo a evitar flagrante.
A regularidade poupa as empreendedores e empresas de aborrecimentos, além de constituir grande contribuição do cidadão para a prevenção de degradação ambiental. Antes de iniciar qualquer atividade de mineração os empreendedores devem se certificar do cumprimento das regras específicas do setor, dentre elas autorização para realização de pesquisa de viabilidade, registro de lavra junto ao Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, obtenção de alvarás e licenças junto a órgãos ambientais, sobretudo Prefeituras e IEF, IGAM e FEAM.

Fonte: DZAÍ – Portal uai