Notícias

Parque da Serra do Rola Moça elege novos conselheiros

Nessa segunda-feira, 32 conselheiros (16 titulares e 16 suplentes) assumiram seus cargos no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, dentre eles o biólogo da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Francisco Mourão – reeleito para o biênio 2010/2010. A solenidade de posse foi realizada na sede administrativa do parque.

O supervisor do escritório regional centro-sul do Insituto Estadual de Florestas (IEF), Cláudio Nogueira Bastos, destacou a importância da união das comunidades do entorno das Unidades de Conservação (UC) para o seu pleno funcionamento. "Necessitamos que todos os entes envolvidos no entorno participem das discussões acerca das Unidades de Conservação", disse.

O Conselho Consultivo é formado por oito membros do poder público e igual número de membros da sociedade civil organizada. Dentre suas atribuições, pode-se destacar a busca por desenvolvimento sustentável da região onde se situa como um todo.

"O Conselho Consultivo é uma ferramenta poderosíssima de integração do parque com a sociedade que está em seu entorno. É a representação democrática mais forte que se tem em uma Unidade de Conservação e faz parte da gestão participativa que o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) designa. A renovação desse conselho, inclusive com a manutenção de vários de seus antigos membros, demonstra que nós estamos no caminho certo", afirmou o gerente do Parque e presidente do Conselho, Edmar Monteiro da Silva.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e constitui uma das principais áreas verdes da Região Metropolitana da capital mineira, com 3.941,09 hectares de matas preservadas. É uma das mais importantes áreas verdes do Estado. É o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Juntamente com as Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos, o Parque é uma das principais unidades de conservação Área de Preservação Ambiental (APA) Sul da RMBH. A área está inserida ainda na Serra do Espinhaço, declarada Reserva Mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

*Com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad)