Notícias

Semad autoriza mineração em torno do Caraça

A Superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, pediu nesta segunda-feira (15/03) ao Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e ao subsecretário Shelley Carneiro, mais esclarescimentos sobre as atividades minerais que foram autorizadas no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caraça.

Há mais de um ano, a entidade aguarda resposta a denúncia de que a empresa Nikon estaria se preparando para iniciar exploração de jazida de ferro na área. Somente agora, a Amda recebeu resposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A secretaria confirmou que foi expedida uma Autorização Ambiental de Funcionamento (AFF) para o início das atividades naquela região.

Essa área é considerada de extrema importância para a proteção da biodiversidade no Estado. A Superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, entende que atividades nessa região só deveriam ser autorizadas após o licenciamento ambiental com estudos necessários.

"Ficamos assustados com a notícia e solicitamos cópia da Autorização Ambiental de Funcionamento (AFF) concedida. Além disto, a Semad não informa em que fase está o empreendimento. De qualquer forma, vamos solicitar a suspensão e, se necessário, recorrer ao Ministério Público para que o licenciamento seja feito".

A Amda também aguarda informações relativas ao cumprimento de condicionantes ambientais por parte das empresas Pedreira Um e Joaspe Mineração, que exploram serpentinito (rocha constituída por minerais) na região, após novas denúncias de degradação ambiental promovida pelas mesmas.