Array
Notícias

Comissão de Meio Ambiente da Câmara elege novo presidente

Array

Buscar o entendimento entre ambientalistas e ruralistas. Pelo menos é o que garante o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Deputado Federal Jorge Khoury (DEM-BA). Durante a posse, na última quarta-feira, Khoury afirmou que pretende conversar com o setor produtivo, entidades de classes, governos federal e estaduais, universidades, além de outros segmentos da sociedade.


Outra proposta a ser debatida pelo deputado é a que cria uma Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Ele lembrou que muitos países já adotam esta política.


Khoury, que substitui o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que fará um levantamento dos assuntos em tramitação na comissão para decidir o que será possível analisar em ano de eleições. Ele prevê, no entanto, que propostas importantes, como as relacionadas à mudança climática, não ficarão fora do debate.


Sobre o deputado Jorge Khoury

Na Câmara dos Deputados, atuou como Presidente da Comissão de Finanças e Tributação; Relator Setorial da Integração e Meio Ambiente do Orçamento Geral da União (OGU/2001); foi Membro Titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, bem como suplente da Comissão de Finanças e Tributação, além da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Exerceu a função de Relator da Subcomissão da Reserva Legal (RL) e Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) e encontra-se como Relator da Política Nacional de Pagamentos pelos Serviços Ambientais (PSA); atuou como Relator da Receita do Orçamento Geral da União – OGU/2009; foi Membro Titular da Comissão de Mudança Climática, indo inclusive à COP-15 (Conferência do Clima da ONU, em Copenhague), como Delegado Brasileiro. Jorge Khoury licenciou-se do seu segundo Mandato e atuou como Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, vindo a licenciar-se novamente, no seu quarto Mandato, para criar e ser o primeiro Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Estado da Bahia. Nesse quinto período, foi eleito Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


Com informações da Agência Câmara