Notícias

Obras no Vetor Sul de BH serão tema de audiência

Amanhã, às 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa se reúne no auditório da casa para discutir o licenciamento ambiental para expansão do BH Shopping.


O encontro foi pedido pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, Deputado Sávio Souza Cruz (PMDB). Os impactos ambientais de outros empreendimentos na região também serão discutidos.


O deputado quer, por exemplo, informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) esclarecimentos sobre o licenciamento ambiental da Leroy Merlin.

Amda

Recentemente, o Departamento Jurídico da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) entrou com uma ação civil pública contra um empreendimento que seria instalado na região.


Na época, a Amda entendeu que o licenciamento ambiental deveria ter sido feito pelo Estado, uma vez que a obra (construção da Leroy Merlin) estava entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima – limite da estação Ecológica do Cercadinho e da Área de Proteção Ambiental (APE) de mesmo nome.


Para a Amda, os remanescentes de Mata Atlântica no Vetor Sul estão sendo destruídos pela especulação imobiliária na região, com o apoio ou omissão do poder público municipal.


De acordo a Superintendente executiva da Amda, Maria Dalce Ricas, "o mesmo o governo estadual ainda não tomou providências efetivas para proteger ambientalmente a região, apesar das insistentes cobranças dos ambientalistas. O licenciamento de projetos imobiliários continua sendo feito de forma pontual, sem considerar impactos radiais".