Array
Notícias

Plantações florestais é tema de manifesto conjunto entre setor produtivo e ONGs ambientalistas

Array

O Fórum Florestal Mineiro lança nesta quinta-feira, 03, Manifesto sobre Plantações Florestais. O lançamento acontece às 15h no Palácio da Liberdade, durante a entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental, promovido pelo Governo de Minas. Para a imprensa, haverá apresentação prévia, em coletiva, às 10h do mesmo dia, na sede da Amda.

O Manifesto é produto de uma discussão entre os membros do Fórum, iniciada em março deste ano e concluída no final do último mês.

Fundado em agosto de 2008, o Fórum Florestal Mineiro é um segmento regional do Diálogo Florestal, estabelecido no Brasil em 2005, que tem como objetivo construir visões e agendas comuns entre empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas, para promoção de ações efetivas de conservação da biodiversidade, associadas à produção florestal, e ampliação dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente.
O Fórum Florestal Mineiro busca, de forma específica, divulgar informações sobre aspectos socioambientais dos plantios florestais junto à sociedade, visando mostrar que, além de necessários à economia, podem ser compatíveis com proteção de ambientes naturais. Mais ainda, influencia e propõe políticas públicas e procura estabelecer protocolos técnicos para o plantio de florestas comerciais associadas à conservação da biodiversidade regional.
Fazem parte do Fórum Florestal Mineiro a Associação Mineira de Defesa Ambiente – Amda, Associação Mineira de Silvicultura, Conservação Internacional, Fundação Biodiversitas, Instituto Bioatlântica, Instituto Hóu, Valor Natural, Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri, Gerdau, Plantar SA, V&M Florestal, Siderpa, Arcelor Mittal Florestas, Cenibra e Siderúrgica Alterosa.
Fonte: Ascom Amda