Notícias

Programa recupera manguezais e brejos no litoral do Paraná

Programa recupera manguezais e brejos no litoral do Paraná
Bicudinho-do-brejo é uma das espécies contempladas pelo projeto. Crédito: Divulgação/ Mater Natura

Cerca de 2,25 hectares de manguezais e brejos salinos já foram restaurados na baía de Antonina, no litoral do Paraná, pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”. Realizado pela Mater Natura com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental, a iniciativa realiza uma série de ações para a manutenção da biodiversidade e resiliência à mudança climática no litoral paranaense.

Em outubro, o projeto completou um ano de execução. A meta é restaurar 6 hectares na baía invadidos por braquiárias d’água até outubro de 2024. Essas plantas exóticas invasoras são muito prejudiciais à biodiversidade de manguezais e ambientes associados, transformando-os em desertos verdes.

Voltado também para recuperação da avifauna, o projeto já conseguiu anilhar 23 bicudinhos-do-brejo e identificar 12 territórios habitados por eles. A ave só ocorre em brejos salinos do litoral sul do Brasil, e tem como principal ameaça o crescimento indiscriminado das braquiárias.

Mais de 300 crianças e adolescentes participaram de oficinas educativas e mutirões de limpeza promovidos pelo projeto visando estimular o envolvimento da comunidade na proteção dos ecossistemas costeiros.

Acesse a página do “Olha o Clima, Litoral!” e saiba mais sobre o trabalho.