Array
Notícias

Extremos de temperatura afetam o litoral brasileiro

Array
Extremos de temperatura afetam o litoral brasileiro

Todos já perceberam que o clima está mudando. Estudo realizado por cientistas do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado na revista Scientific Reports, aponta aumento na intensidade e frequência dos extremos de temperatura ao longo da costa ocidental do Atlântico Sul. O fenômeno impacta diretamente o litoral brasileiro, principalmente as regiões Sul e Sudeste.

Nos últimos 40 anos, a temperatura não só aumentou, como também oscilou com mais frequência. Neste período, extremos de temperatura diários e ondas de calor aumentaram 188% no litoral do Espírito Santo, 100% no do Rio Grande do Sul e 84% em São Paulo.

Com as mudanças de temperatura, as ondas de calor ou de frio podem afetar a biodiversidade, causando mudanças fisiológicas e comportamentais em várias espécies e até a morte delas. A mudança brusca de temperatura também impacta a saúde pública, visto que favorece doenças respiratórias.

“O aumento de ondas de calor e de frio tem vários impactos na sociedade, que vão desde o desconforto térmico até o crescimento de incêndios florestais, problemas de saúde e a mortalidade de animais, plantas e dos seres humanos, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade”, alerta o professor Ronaldo Christofoletti, primeiro autor da pesquisa.

Com informações de Agência FAPESP