Notícias

Bacia do Pantanal está contaminada por agrotóxico cancerígeno

Pesquisadores encontraram vestígios de carbendazim, substância proibida no Brasil por causa do potencial cancerígeno.

Bacia do Pantanal está contaminada por agrotóxico cancerígeno
Bacia do Pantanal está contaminada por agrotóxico com potencial cancerígeno. Crédito: SOS Pantanal/Reprodução

Um relatório feito pelo Instituto SOS Pantanal revelou que a bacia do Pantanal está contaminada com um agrotóxico potencialmente cancerígeno. A pesquisa, realizada entre outubro de 2023 e março de 2024, analisou a qualidade da água em três pontos específicos do rio Santo Antônio, em Guia Lopes da Laguna. O curso d’água é um importante afluente do rio Miranda, que atravessa o bioma.

De acordo com Gustavo Figueirôa, biólogo do instituto, a equipe constatou baixa oxigenação na água, o que pode levar os peixes a alta mortalidade. O maior risco se deve à presença de carbendazim. Embora esteja proibida no Brasil desde 2022, ainda há pessoas utilizando a substância nas lavouras. Ela é uma substância cancerígena, que pode causar infertilidade em humanos.

Além de carbendazim, a equipe encontrou coliformes fecais e o metolacloro, um elemento tóxico que pode causar sensibilidade na pele. Os pesquisadores analisaram 109 parâmetros para fornecer uma avaliação precisa dos elementos identificados na água.

O instituto levou em consideração fatores como: as dinâmicas das plantações de soja próximas ao afluente, a quantidade de chuva antes dos dias de coleta, as condições climáticas gerais e os locais de melhor acesso.  

O estudo também constatou que o manejo inadequado das terras próximas aos pontos de coleta e a ausência de Áreas de Proteção Permanente (APPs) ao redor dos campos de soja prejudicaram a conservação do solo, uma vez que ajuda na contaminação por agrotóxicos.

“Quando a chuva cai, a água leva consigo o solo exposto, contaminado com agrotóxicos. Sem a presença de mata ciliar para filtrar, tudo desce diretamente para o rio, causando assoreamento”, explica Figueirôa.

Leia+ Fogo destruiu mais de 1 milhão de hectares no Pantanal