Beija-flor-bico-de-espada possui o maior bico do mundo

Beija-flor-bico-de-espada usa o bico para se alimentar em flores com talos compridos / Crédito: Ricardo Custódio/TG

São 10 centímetros de bico, comparado aos oito centímetros de corpo

Não há quem não se encante pelo beija-flor e sua coreografia no ar. Entre eles, o beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera) se destaca como a única espécie do mundo que possui o bico maior que seu corpo.

O bico desse beija-flor é 25% maior do que seu corpo: são oito centímetros, em comparação aos 10 centímetros só de bico. Acredita-se que algumas espécies de beija-flor surgiram junto com certas plantas, incentivando o desenvolvimento de estruturas no corpo adaptadas à captação de néctar nessas flores. Essa diversidade possibilita que diferentes espécies de beija-flor convivam em harmonia, retirando os nutrientes necessários do ambiente sem competição.

As flores com talo comprido são mais atrativas ao beija-flor-bico-de-espada, como a Passiflora mixta. Essa relação tem benefício mútuo, já que só essa ave consegue alcançar o pólen com o bico ou penas e transportá-lo até outras flores.

Embora facilite o acesso a plantas específicas, o tamanho do bico pode dificultar o voo desse beija-flor em função do peso. Quando está empoleirado, geralmente inclina o bico para o alto. Estudiosos acreditam que a manobra ajuda a manter o equilíbrio. Por outro lado, o bico alongado é uma grande vantagem quando o assunto é disputa de território: raramente outra espécie vence o bico-de-espada.

Além do grande bico, suas cores também chamam atenção. O macho é todo verde com uma cauda bifurcada e relativamente curta. A fêmea também é predominantemente verde, mas possui manchas acinzentadas e verdes na garganta e barriga. A cauda tem as mesmas características do macho.

O beija-flor-bico-de-espada pode ser encontrado somente em altitudes muito elevadas, acima dos 3,5 mil metros, na Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente