Notícias

Flor que não era vista há 139 anos é reencontrada em Ubatuba

Flor que não era vista há 139 anos é reencontrada em Ubatuba
Crédito: José Ataliba Gomes

Surpreendendo o mundo da botânica, uma espécie do grupo dos lírios, que não era vista há 139 anos, foi redescoberta na Serra do Mar, em Ubatuba (SP). O pesquisador José Ataliba Gomes, do Departamento de Botânica da Unicamp, foi quem encontrou a planta, chamada de Griffinia ornata.

A planta de flores grandes e coloração roxo-azulada chamou a atenção do consultor ambiental durante uma caminhada pela região em 2017. Ao fotografar a espécie, Ataliba nem imaginava que ela estava desaparecida e que o registro seria tão relevante para a ciência.

Junto de aproximadamente 20 espécies, Griffinia Ornata pertence à família Amaryllidaceae, que só existe no Brasil. A planta recém-descoberta possui características diferentes de suas parentes, como folhas mais largas e em grande quantidade.

Griffinia Ornata foi catalogada em 1876 pelo botânico britânico Thomas Moore, quando foi enviada do Rio de Janeiro para a Inglaterra. Desde então, ela não foi mais vista, sendo até considerada extinta.

A espécie é tão rara que não possui nem nome popular. Sensível a interferências e com pequenas comunidades, Griffinia ornata demora para crescer e formar frutos. A área de Mata Atlântica onde foi encontrada, próxima à divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, também enfrenta ameaças, como expansão urbana e mudanças climáticas.

A espécie está sendo estudada pelo doutorando em Biologia Vegetal, Antônio Campos Neto, e sua orientadora, Julie Dutilh. As pesquisas tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a espécie e seu grau de ameaça para que possam ser traçadas estratégias de conservação.