Notícias

Policiais são presos por mineração ilegal em Belo Horizonte

Policiais são presos por mineração ilegal em Belo Horizonte
Crédito: Polícia Militar/Divulgação

Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizada na noite da última sexta-feira (3), resultou na prisão de seis homens suspeitos de envolvimento em extração e transporte ilegal de minério de ferro no bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Entre os detidos estão Cleber Geraldo Gonçalves, de 64 anos, tenente-coronel reformado da Polícia Militar, e Maxley Valadares Gonçalves, de 38, investigador da Polícia Civil. Segundo o boletim de ocorrência, os outros presos são motoristas com idades entre 25 e 40 anos.

No momento da abordagem, uma viatura da Polícia Civil estava estacionada no local onde as máquinas operavam. De acordo com os policiais militares, o veículo era conduzido por Maxley Valadares, que está de férias.

As atividades ilegais identificadas no local incluem danos diretos ou indiretos a unidades de conservação, a execução de lavra de recursos minerais sem autorização, além da realização de atividades potencialmente poluidoras.

Na operação, foram apreendidos três caminhões e uma escavadeira. Como se trata de crime federal, os suspeitos foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada no bairro Gutierrez, Região Oeste de Belo Horizonte. As corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil acompanharam os procedimentos no local.

A prática de mineração ilegal representa rave ameaça ao meio ambiente, reforçando a necessidade de intensificar a fiscalização e combater essas atividades que impactam diretamente os recursos naturais e as áreas protegidas.

Com informações de G1