Notícias

Nova espécie de orquídea é descoberta no Paraná

Malaxis engelsii pode ser classicada como em perigo de extinção

Nova espécie de orquídea é descoberta no Paraná
Orquídea Malaxis engelsii descoberta no Paraná. Foto: Mathias E. Engels/LSEMP/UFPR

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciaram a descoberta de uma nova espécie de orquídea no Paraná. O botânico Mathias Engels identificou a planta, que recebeu o nome Malaxis engelsii, durante uma expedição à Serra do Mar. A orquídea foi reconhecida após uma coleta realizada em 2019, complementando registros feitos em 1947 pelo botânico Gerdt Hatschbach.

Ao encontrar a planta em uma trilha próxima ao Pico Paraná, Engels notou características distintas de outras vaeriedades do gênero Malaxis. Curioso com o achado, o pesquisador coletou amostras da nova espécie e as depositou no herbário da UFPR para estudos.

Foi então que o grupo de pesquisa “Sistemática e Ecologia Molecular de Plantas”, coordenado pelo professor Eric Smidt, analisou as amostras. A revista científica Lankesteriana publicou a descoberta do doutorando Thiago Faria do Santos, que realizou uma revisão taxonômica do gênero.

As florestas nebulosas da Serra do Mar, onde ocorreram os dois registros da planta, apresentam condições de difícil acesso e alta umidade, por isso favorecem o desenvolvimento de espécies como as epífitas, que utilizam outras plantas como suporte.

Embora recém descoberta, os pesquisadores indicam que a Malaxis engelsii pode estar “em perigo. Os fatores levados em consideração são o número reduzido de registros e à restrição de seu habitat.

Para Smidt, a identificação dessa nova espécie na Mata Atlântica ressalta a necessidade de aprofundar estudos e proteger áreas de alta biodiversidade no bioma.

“O Brasil é o país mais biodiverso do planeta e uma em cada cinco plantas no mundo só ocorrem aqui. Dentro do país, o bioma mais rico e ameaçado é a Mata Atlântica. Descobrir espécies novas nesse bioma, cuja área atual é cerca de 10% de sua área original, mostra o quanto ainda precisamos estudá-lo para protegê-lo”, destaca Smidt.

Leia+ Descoberta nova árvore frutífera na Mata Atlântica

Malaxis engelsii

A nova espécie de orquídea descoberta no Paraná faz parte da família Orchidaceae. Essa família pode ter entre 15 mil e 35 mil espécies, divididas em cerca de 700 grupos, incluindo o gênero Malaxis, que possui em torno de dez espécies no Brasil.

A Malaxis engelsii é uma planta pequena, que mede entre 4 e 7 centímetros. Suas flores, minúsculas, têm de 1,5 a 2 milímetros e começam verde-esbranquiçadas, mas vão ficando alaranjadas com o tempo. Essas flores se organizam em formato de corimbo e formam uma inflorescência – a estrutura onde as flores se reúnem – que varia de 6,4 a 12 centímetros de comprimento.

Suas folhas lembram o formato de um coração e medem cerca de 2 centímetros de largura e até 4,5 centímetros de comprimento.

“Elas possuem inflorescências que lembram um guarda-chuva e têm flores bem pequenas, além de ocorrerem no chão da floresta, o que as torna ainda mais peculiares”, explica Thiago Faria dos Santos.