Livro resgata trajetória da Amda e quase cinco décadas de luta ambiental
“Na Medida do Impossível” foi apresentado em solenidade que reuniu ambientalistas, autoridades e pessoas que participaram da construção da agenda ambiental no estado

A história da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), uma das organizações pioneiras na defesa do meio ambiente em Minas Gerais, foi celebrada na noite desta terça-feira (18), durante o lançamento do livro Na Medida do Impossível – A história da Amda, fundada por jovens ambientalistas que acreditaram na utopia. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte, e reuniu ambientalistas, militantes, pesquisadores, gestores públicos e autoridades que participam da agenda ambiental no estado.
Escrito pelo jornalista Marcelo Freitas, o livro percorre a trajetória da Amda desde sua fundação, em 1978 e recupera parte da história do próprio movimento ambiental em Minas Gerais. A publicação reúne memórias, personagens e episódios que ajudam a compreender os caminhos percorridos pelo ambientalismo mineiro, desde os primeiros anos da Amda até os desafios atuais da proteção ambiental.
Participaram da mesa de abertura do evento o autor Marcelo Freitas; Dalce Ricas, fundadora e superintendente executiva da Amda; e José Cláudio Junqueira, professor e autor do prefácio da publicação.
Ao falar sobre a origem da entidade, Dalce destacou a visão que orientou os primeiros passos da organização e que permanece como parte de sua atuação. “Éramos alunos das Ciências Econômicas da UFMG e das Ciências Biológicas e acreditávamos naquela utopia. Desde o início, entendíamos que a luta ambiental não podia ser separada das questões sociais, políticas, econômicas e culturais. Não existe só o verde pelo verde. Foi com essa visão que começamos a atuar e a questionar os impactos ambientais.”
Para Marcelo Freitas, a trajetória da Amda está diretamente ligada à própria construção da política ambiental brasileira e mineira. “A história da política ambiental brasileira e mineira se entrelaça com a história da Amda. A entidade esteve presente em momentos importantes, tentando contribuir para o aprimoramento das políticas e da legislação ambiental”, afirmou.
José Cláudio Junqueira ressaltou a importância do registro histórico para as novas gerações. “Tudo que a gente vivenciou nesses 50 anos é muito importante para quem quer entender como o ambientalismo se desenvolveu em Minas Gerais. [Ler o livro] É uma oportunidade de aprender com o passado e buscar caminhos para melhorar o meio ambiente”, destacou.
Entre os presentes também esteve o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, que ressaltou a contribuição da entidade para a conscientização ambiental no estado. “A Amda teve e tem um papel importante na mudança de percepção e na conscientização sobre a importância ambiental em Minas Gerais”, afirmou.
A solenidade reuniu ainda autoridades e representantes de instituições ambientais, como Luciano Luz Badini Martins e Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotores de Justiça; José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente; Lyssandro Norton Siqueira, secretário de Estado de Meio Ambiente; Ana Luiza Silva Falcão, diretora do IEF; Capitão Warley, do CBMMG; Antonio Augusto, do Parque Estadual do Rio Preto; Marcus Vinicius Freitas, Gerente da Apa Vargem das Flores e Apa Parque Cataguases; e Gabriel Azevedo, presidente do ICS.