Notícias

Lençóis Maranhenses recebem título de Patrimônio da Humanidade

Lençóis Maranhenses recebem título de Patrimônio da Humanidade
Foto: Cristian Dimitrius

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Localizado no litoral do Maranhão, no Nordeste brasileiro, o parque é conhecido por ser o único lugar do mundo onde existem dunas e lagoas de água doce formadas pela chuva.

Representantes de 21 países dos 195 Estados-Partes da Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial realizaram a avaliação. Os Lençóis Maranhenses conseguiram obter o título, pois atendem a pelo menos três dos critérios exigidos: beleza natural, geológicos significativos e habitats para a conservação da biodiversidade.

Agora, com a mais recente inclusão, o Brasil possui 24 sítios na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Entre eles estão:

Parque Nacional do Iguaçu

Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná

Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo

Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal

Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

Áreas Protegidas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e Emas

Saiba+ sobre cada um deles.

Lençóis Maranhenses 

Criado há 41 anos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está a 250 quilômetros da capital do estado, São Luís. Seus 155 mil hectares possuem grande importância ecológica e geomorfológica, uma vez que estão situados na zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia.

As dunas móveis, que dominam a paisagem, são formadas pela ação dos ventos e têm papel fundamental na dinâmica ambiental da região. Enquanto as lagoas, que surgem durante a estação chuvosa, são habitats temporários que sustentam uma biodiversidade adaptada a ciclos de seca e cheia.

Além das dunas, que atrai legiões de turistas, o parque conta com ecossistemas de restinga e manguezais essenciais para a proteção costeira e marinha. As restingas, com sua vegetação arbustiva e resistente, ajudam a estabilizar as dunas, ao passo que os manguezais atuam na filtragem da água e como berçário para diversas espécies de peixes e crustáceos.

A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, comemorou a inclusão dos Lençóis Maranhenses, ressaltando seu valor universal e a importância do título para a população local. De acordo com ela, o parque tem uma permanente interação com as comunidades locais, que se beneficiam desse local excepcional.