Notícias

Incêndio na Serra da Calçada mobiliza brigadistas da Amda por cinco dias e causa danos

Incêndio na Serra da Calçada mobiliza brigadistas da Amda por cinco dias e causa danos

Incêndio de grandes proporções foi ateado na Serra da Calçada, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante o feriado de Carnaval. As chamas começaram no dia 3 de março, em área próxima ao Mirante dos Cristais, divisa entre Brumadinho e Nova Lima, e só foram debeladas no dia 7.

Ao todo, 22 brigadistas da Amda atuaram no combate, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Copasa e brigadas voluntárias. A área não queimava há mais de cinco anos. O incêndio teve início às margens de trilha que percorre a Serra, indicando claramente ação humana.

Desafios no combate às chamas

Segundo o supervisor da brigada da Amda, Josimar Gonzaga, o primeiro dia de combate foi marcado por ventos fortes, que ajudaram a alastrar as chamas. A topografia acidentada e a presença de declives exigiram esforços redobrados dos brigadistas.

“A punição de incendiários deveria ser proporcional aos danos ambientais e aos custos para combater o fogo. Porém, mesmo nos raros casos em que são identificados, raramente são punidos. Estamos muito longe de ter políticas públicas efetivas de prevenção e combate”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.