Escola de Sargentos ameaça Mata Atlântica em Pernambuco
Ambientalistas exigem realocação do empreendimento e cumprimento da legislação ambiental.

Em 2022, o Exército Brasileiro anunciou a construção da nova Escola de Sargentos (ESA) em uma área de Mata Atlântica regenerada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, em Pernambuco.
Desde então, organizações da sociedade civil lutam pela transferência empreendimento para uma área já desmatada. O Fórum Socioambiental de Aldeia apresentou, durante uma audiência pública em novembro de 2023, três propostas de locais alternativos para a construção, todos a menos de 10 km do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) e fora de áreas de Mata Atlântica.
Leia + AGE revê posicionamento sobre aplicação da Lei da Mata Atlântica
A mobilização exige o cumprimento da Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006) e o respeito às normas ambientais. A área desmatada já passou de 150 hectares para 90 hectares, mas a meta é garantir o desmatamento zero. A ESA pode trazer desenvolvimento para Pernambuco, desde que não destrua áreas protegidas, defendem as organizações.
Para pressionar as autoridades, o Fórum lançou uma petição que será entregue ao Ibama, cobrando a mudança do local da obra. Para assinar, acesse.